quarta-feira, 17 de julho de 2013

FICA A DICA DO SARADO...

"O quanto você come é muito mais importante do que o que você come"
Michael Matthews


O dono do abdômen sarado acima é o americano Michael Matthews, personal trainer, autor de sete livros e estudioso das atividades de condicionamento físico em academias. Seu método, adotado por centenas de centros de treinamento dos Estados Unidos, resultou no livro Malhar, Secar, Definir - A ciência da musculação.

Como ter um corpo atraente e saudável?
Os dois fatores mais importantes para se obter um bom físico são ter bastante músculo (massa magra) e manter a gordura corporal baixa. Mais especificamente de 10% a 12% para os homens e de 17% a 20% para as mulheres.

E quais as orientações para se chegar lá?
Para chegar lá, você deve levantar pesos pesados para construir músculos e seguir um plano alimentar adequado para perder gordura, se necessário, e manter uma aparência magra. Em relação ao levantamento de peso, você também deve se concentrar em pesos livres, e não apenas em máquinas. Isso o ajudará a obter músculos maiores.

E a alimentação? Deve ser estritamente saudável?
Quanto você come é muito mais importante do que o que você come. Comer de forma saudável não significa que você perderá peso, caso coma muita comida saudável todos os dias. A chave para a perda de gordura corporal é prover seu corpo de menos energia (calorias) do que demandadas diariamente.

Dizem que seu método combina academia, dieta e suplementos. Como ele funciona?
Sim, todos os três são importantes. Contudo, comer e treinar adequadamente são muito mais importantes que os suplementos. Honestamente, a maioria dos suplementos é um desperdício de dinheiro. Há apenas um pequeno punhado de produtos capazes de auxiliar na construção de músculos e perda de gordura. O que eu realmente recomendo são os seguintes: creatina, que ajuda com força, crescimento muscular e recuperação; glutamina, que ajuda seu corpo a lidar com o estresse sistêmico de exercício; cafeína, que ajuda com força e perda de gordura; ácido linoleico conjugado, que ajuda a reduzir a gordura corporal; extrato de chá verde, que ajuda a acelerar a perda de gordura induzida pelo exercício; e óleo de peixe, que tem muitos benefícios e ajuda na construção de músculos e perda de gordura. Se você treinar e comer corretamente, estes suplementos poderão dar um impulso. Se você não fizer isso, os suplementos não trarão nenhum benefício perceptível.

Qual a melhor forma de queimar gordura?
1. Faça exercícios de alta intensidade, intercalando cardio com levantamento de peso.
Estudos realizados por diversas universidades como East Tennessee State University e Baylor College of Medicine mostram que exercícios de alta intensidade resultam em maior perda de gordura ao longo do tempo que as sessões de baixa intensidade.
2. Evite dias consecutivos de descanso.
Fazer nenhum exercício por dois dias seguidos pode diminuir a sua taxa metabólica. 
Ao invés de treinar cinco dias seguidos para, depois, descansar dois dias, é melhor treinar de três a quatro dias da semana e folgar apenas um dia.
3. Planeje suas refeições corretamente
A queima de gordura é simples: consuma menos energia (calorias) que o gasto diário do corpo.
4. Aposte nos suplementos corretos
Como discutido anteriormente, a maioria dos suplementos é um desperdício de dinheiro, mas a cafeína, extrato de chá verde e óleo de peixe ajudam. 
5. Controle as calorias escondidas
Elas podem surgir camufladas em diversas ocasiões como as refeições de restaurantes, que carregam pratos de calorias na forma de manteiga, óleo e molhos, condimentos usados em exagero e álcool. Essas calorias escondidas podem paralisar sua perda de peso. A triste verdade é que meras 200 calorias por dia podem impedir completamente a perda de gordura e basta um punhado de nozes, algumas colheres de sopa de molho de salada gorduroso ou um pequeno pacote de batatas fritas para minar a perda de peso. A alimentação requer precisão absoluta.


O que você aprendeu após tantos anos atuando neste mercado de fitness?
Aprendi que ficar em forma não é tão complicado quanto a indústria de fitness quer que você acredite. Você não precisa gastar centenas de dólares por mês em suplementos inúteis. Você também não precisa mudar constantemente sua rotina de exercícios para "confundir" os músculos. Você não precisa se matar horas por dia fazendo exercícios chatos de cardio para perder a barriga, dentre tantos outros mitos.



PERSISTÊNCIA RICARDINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário