quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

RACISMO NÃO NÃO NÃO

“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.”
Bob Marley
Aconteceu...
Isso aconteceu num voo da British Airways entre Johannesburgo e Londres.
Uma senhora branca, de uns cinquenta anos, senta-se ao lado de um negro. Visivelmente perturbada, ela chama a aeromoça:
- Qual o problema, senhora? Pergunta a aeromoça.
- Mas você não esta vendo? Responde à senhora - Você me colocou do lado de um negro. Eu não consigo ficar do lado destes nojentos. Me de outro assento.
- Por favor, acalme-se. Diz a aeromoça. - Quase todos os lugares deste voo estão tomados. Vou ver se ha algum lugar disponível.
A aeromoça se afasta e volta alguns minutos depois.
- Minha senhora, como eu suspeitava, não ha nenhum lugar vago na classe econômica. Eu conversei com o comandante e ele me confirmou que não ha mais lugar na executiva. Entretanto ainda temos um assento na primeira classe.
Antes que a senhora pudesse fazer qualquer comentário, a aeromoça continuou:
- E totalmente inusitado a companhia conceder um assento de primeira classe a alguém da classe econômica, mas, dadas as circunstancias, o comandante considerou que seria escandaloso alguém ser obrigado a sentar-se ao lado de pessoa tão execrável.
E dirigindo-se ao negro, a aeromoça complementa:
- Portanto, senhor, se for de sua vontade, pegue seus pertences que o assento da primeira classe esta a sua espera, por favor.
E todos os passageiros ao redor que, chocados, acompanhavam a cena, levantaram-se e bateram palmas.

“Tire o seu racismo do caminho, que eu quero passar com a minha cor.”

Um comentário: