domingo, 10 de julho de 2011

É de chocolate...


“Tudo que o ser humano realmente precisa é amor, e um pouco de chocolate.”
Lucy Van Pelt


Introdução ao CHOCOLATE

O chocolate é um alimento encontrado na forma pastosa e de bebida doce ou amarga, feito a partir do cacau.
Antes dos espanhóis chegarem às Américas, os astecas já conheciam as favas de cacau. Com elas, faziam um líquido escuro que chamavam de tchocolat. Daí o nome chocolate.


Hum... Curiosidades!
GUERRA & CHOCOLATE
Você sabia que durante a I Guerra Mundial (1914-1918) os soldados levavam para o front uma barra de chocolates junto com a ração de emergência? Pois levavam. O problema é que o cheiro do chocolate era tão gostoso, derretendo na mochila, que a guloseima era devorada antes mesmo de haver uma situação de emergência. Como a humanidade, na maioria dos casos, aprende com os próprios erros, na II Guerra (1939 – 1945), um cientista chamado Paul Logan inventou a ração D (mistura de chocolate, açúcar, leite desnatado, manteiga de cacau, aveia, vitamina B1, vanilina e um ingrediente secreto de sabor desagradável), assim, os soldados aguentariam guardar a ração de emergência para situações realmente emergenciais.

A BEBIDA DOS DEUSES
Os maias e os astecas acreditavam que o chocolate era um presente do céu. Pela lenda asteca, Quetzalcoatl, o deus que personificava a sabedoria e era representado como uma serpente emplumada, presenteou seu povo com sementes de cacau e ensinou o preparo de uma bebida sagrada que dava muita força aos guerreiros. Montezuma, o última imperador asteca antes da conquista espanhola, apreciava a bebida e acreditava que ela era afrodisíaca. Bebia dezenas de canecas de chocolate diariamente para dar conta das dúzias de esposas que mantinha em seu palácio. O nome chocolate porém, não vem de Quetzalcoatl, mas da palavra maia Tchocolat. Os maias cultivavam o cacau e sabiam extrair das suas sementes uma bebida energizante feita a partir de uma mistura com pimenta e milho fermentado.

DELICIOSOS FILMES!

  • A fantástica Fabrica de Chocolate
 O recluso e egocêntrico Willy Wonka, dono da maior fábrica de chocolates do mundo, resolve realizar um concurso internacional para escolher 5 crianças que irão visitar sua fábrica.  Cinco convites dourados foram colocados em 5 de seus chocolates e distribuídos pelo mundo. Os ganhadores são recebidos pelo próprio Wonka, que os apresenta a fábrica e, para apenas um deles, ele reserva um prêmio.


  • Chocolat - de Lasse Hallström

Em um conservador vilarejo, a recém-chegada Vianne Rocher e sua filha começam uma pequena loja de chocolates. Mas, mal vista pelos moradores, os mesmos planejam expulsá-la antes que ela possa causar dano a moral da vila. 


  • Como Água para Chocolate

Agora você tem a oportunidade de assistir a esse conto erótico que seduziu a crítica e espectadores de todo o mundo. Tita (Lumi Cavazos) e Pedro (Marco Leonardi) estão perdidamente apaixonados. Porém, esse amor é proibido por uma antiga tradição familiar. Para ficar perto de Tita, Pedro se casa com sua irmã mais velha. E Tita para mostrar toda sua paixão por Pedro, prepara pratos que proporcionam muito prazer a todos. Agora, na cozinha de Tita, temperos comuns se transformam em receitas da mais pura paixão. Suas criações trazem as lágrimas de um ardente desejo ou uma dor crônica enquanto Tita e Pedro esperam pelo momento de realizar seus mais secretos desejos. 


BRIGADEIRO DO RIXARDY

Providenciar no supermercado
1 lata de leite condensado “moça” da nestle
4 colheres de nescau
1 colher de manteiga aviação com sal
Misturar todos os ingredientes e colocar no microondas por 6 minutinhos.
Mexer Mexer Mexer e Comer Comer Comer!

CHOCOLATE - JESSE E JOY

Só pode comer chocolate quem MALHA!

2 comentários:

  1. Ehhhhh... esse inverno está ótimo pra um brigadeiro, gostei do seu post. Só duas coisas: Adoro de paixão o filme chocolate (tenho uma receita de bolo inspirada nele, depois te passo) e outra, eu não malho e como chocolate, o senhor trate de deixar as sedentarios serem felizes também...uahauhauahauaha!
    =D

    ResponderExcluir
  2. OI!!!
    nossa, falou do meu maior vício: Chocolate!!!
    Ainda bem que malho, aí posso comer muiiitooooooo!!!
    Obrigada pelo comentário no meu blog!
    Seja sempre muito bem vindo!!!

    BjoKaH"s

    Karla

    ResponderExcluir